22 de abr. de 2017

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Primeiro vamos ao que é Rakugo. 

"O Rakugo é a arte de contar histórias, normalmente está relacionado a contos humorísticos, mas não se limita a eles. Os Rakugokas (contador de histórias) faz apresentações solo sentando em um tatame tendo apenas um leque de papel consigo. Em geral, as histórias contadas envolvem longos diálogos entre dois ou mais personagens, sendo que a alternância das falas é percebida pelo espectador apenas em função do tom de voz do ator, ou de um leve movimento com a cabeça." 

Esse é um daqueles animes simples e com uma trama bem pesada. É simples, porque conta histórias do dia-a-dia de dois aprendizes de Rakugo, e pesada não vou contar, porque seria spoiler. 


 Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu  

Sinopse: Yotarou é um antigo membro da Yakuza que acabou de sair da prisão e tem apenas uma coisa em mente: subir ao palco do Rakugo e se torar um contador histórias. Ele encontrou inspiração em uma performance do Meste Yuurakutei Yakumo que viu enquanto ainda estava preso, e nesse dia teve a sensação de que sua vida havia mudado.
A primeira coisa que fez, após deixar a cadeia, foi procurar o Mestre para pedir que o aceitasse como aprendiz; depois de muita insistência é aceito, se tornando o primeiro discípulo de Yakumo.
Assim que começa a estudar Rakugo, conhece Konatsu, uma jovem mulher que vive com Yakumo, e que também tem um forte envolvimento com o Rakugo por seu pai, Yuurakutei Sukeroku.
Quando o Mestre Yakumo notou que o estilo de performance de Rakugo do Yotarou é muito parecido ao de Sukeroku, memórias do passado vem a tona, a lembrança da promessa que fez ao seu grande rival é revivida.
Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é uma obra que mistura passa e futuro em um narrativa envolvente retratando a vida e os corações de artistas que tentam manter viva essa arte unica de contar histórias. 



Eu gostei muito desse anime, porque me senti parte da história, sofri junto com os personagens, chorei, dei risada com eles, e poder experimentar esses sentimentos mudou um pouco o meu jeito de ver as coisas, me fez pensar um pouco nos caminhos que escolho na vida. Todos episódios foram importantes para mim de alguma forma, eles me proporcionaram momentos de reflexão e divertimento valiosos.

Outra coisas que chamou atenção, além da dublagem extraordinária, foi a ambientação. As músicas realmente me fazem sentir parte daquela época, e foram muito bem sincronizadas com os momentos também. Esse vídeo acima, é a primeira abertura, que por sinal, adoro!!!

Yuurakutei Yakumo
    
Agora a minha hora stalker.
Ishida Akira (Gaara em Naruto; Saralegui divoso em Kyou Kara Maou; Yunan em Magi) é o senhor que da voz ao Mestre Yakumo, acompanhei alguns/muitos animes em que ele já trabalhou como dublador e sempre me surpreendi com eles, ator excelente. Não posso deixar de falar do Yamadera Kouichi, aqui como Sukeroku, (Spiegel Spike em Cowboy Bebop; Zenigata Kouichi em Lupin III; Shua em Wonderful Days -filme que recomendo inclusive) e que a voz já deve estar tatuada no coração de vocês por tantos outros personagens incríveis que ele fez.


Para fechar então, com chave de ouvi, falaremos da mangaka, do estúdio de animação e do diretor. Kumota Haruko é o nome dessa mulher maravilhosa, minha musa. Conheci ela no meio Yaoi e me apaixonei pelo traço e o jeito sensível de contar as histórias, li todas obras que encontrei em inglês e fiquei in love por elas. O estúdio desse anime e o mesmo de Junjou Romantica (*-----*), Kyou kara Maou! (*-----*), Sekaiichi Hatsukoi (*-----*), Sakamoto desu ga? (*-----*)... Studio Deen seu lindo. E sobre o diretor, Omata Shinichi, não tem muito o que dizer, pois o anime que mais gostei, em que ele estava envolvido na direção, é o Rakugo Shinjuu.


E atenção para a segunda temporada Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen, assistam també. Bom anime.