3 de out. de 2010

Hackers e Crackers

Muitas pessoas se confundem com esses dois termos, e muitas usam eles para designar coisas completamente fora do significado original (what!?).

Bom vou explicar:

Hackers são gênios da informática. São responsáveis pelo desenvolvimento de software e hardware de computadores

Originário do inglês, o termo hacker é utilizado no português. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal. Eles geralmente são de classe média ou alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como os BSD Unix (Berkeley Software Distribution) e o GNU/Linux.

Os hackers são considerados também os principais responsáveis pelo desenvolvimento da internet e dos softwares livres (o Linux é uma criação hacker!).

Claro que existens Hackers que optão para o lado do mal, que se tornam então Crackers.



Crackers é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.

Tipos de Crackers:

Crackers de Criptografia: Termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptográfia (cracking codes). Tal procedimento pode ser executado tanto com lápis e papel bem como com uso de computadores, tudo depende da fonte do problema a ser solucionado.

Crackers de softwares: Termo usado para designar programadores e decoders que fazem engenharia reversa de um determinado programa, ou seja, alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazer funcionar de forma correta, muitos crackers alteram datas de expiração de um determinado programa pra fazer funcionar mais de 30 dias, ou seja, modificam o modo trial para utilizar como se fosse uma cópia legítima, ou fazem um desvio interno na rotina de registro do programa para que ele passe a aceitar quaisquer seriais, tais sofwares alterados são conhecidos como warez.

Desenvolvedores de vírus, worms, trojans e outros malwares: programadores que criam pequenos softwares que causam danos ao usuário.



Outros termos:

LAMMERS: pessoas ávidas por conhecimento, mas tem que estudam muito para chegar a hackers.

SCRIPT KIDS: pessoas que usam programinhas prontos, se dizem hackers só para status entre amigos, na escola, mas não são de nada(quem nunca teve um amigo que disse que era Hacker, pois agora você já sabe. Além desse seu amigo ser ignorante e nem saber o que é um Hacker ainda usa um programa para seus feitos ridículo. Claro que tem uns que não são assim burros, digamos que 1 em 1000000 falam a verdade).

BRACKERS: São como os crackers brasileiros são conhecidos no exterior, inclusive nos EUA muitas empresas bloqueiam acesso a sites brasileiros por isto.

GURUS: são a elite da elite dos hackers.

3 comentários:

Anônimo disse...

eu sou o marlon o hacker_zeuss de sao simao meadd ai no seu msn marlon@mujogando.com

Anônimo disse...

Achei o seu blog legal, a estetica entre outros detalhes... embora concorde com algumas afirmações a respeito do termo hacker, mais descordo de outras... quer ver um exemplo? para ser hacker não necessita necessariamente que vc seja de classe média, ou de classe alta.... vou apenas resumir para você o que é um hacker: hacker são exatamente aqueles que fazem hackers?... não quero ser melhor que ninguem, apenas acho que critica constroi e não destroi... tbm sou hacker e atuo na area desde os 09 anos... qualquer coisa adiciona ai hacker.2016@hotmail.com

Nero-chan disse...

Também concordo com o que você disse, acho que nesse ramo o dinheiro não conta, embora ajude um pouco, a real é que se você tem a habilidade é só explorá-la ao máximo até o dia em que se torne um grande hacker. É o que eu penso :) Vou te adicionar no msn então, mas eu não apareço muito por lá xD....

Postar um comentário